sexta-feira, 14 de junho de 2013

Conheça 5 exercícios para relaxar depois do trabalho

A expiração deve durar quase o dobro do tempo da inspiração.
 
Dor nas costas, nos ombros, nos braços, nas pernas - e você não acabou de sair da academia, mas sim de uma reunião estressante. É no corpo que vão aparecer os sinais do estresse, explica Carla Lubisco, educadora física e consultora em qualidade de vida. "Não é possível dissociar o estresse da musculatura. Somos uma engrenagem, se algo funciona mal, todo o sistema sofre", diz.
Os primeiros pontos a sofrer com o trabalho prolongado são os relacionados à postura, em geral coluna cervical, lombar e extremidades. "Outros sinalizadores, como herpes, gastrite e aumento da frequência cardíaca, também podem aparecer", afirma. Carla dá cinco dicas de exercícios para garantir o relaxamento depois de um dia estressante.

Respire
Escolha um local tranquilo. Sente, encoste as costas em um apoio e respire. Mas não do jeito de sempre. É preciso inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca. E essa expiração deve durar quase o dobro do tempo da inspiração, ou seja, se você inspirou em dez segundos, pode levar até vinte para soltar o ar pela boca. "É preciso uma dedicação maior para jogar esse resíduo fora", diz Carla. Ela explica que, pela falta de hábito, é possível até que você sinta uma certa tontura - por isso é importante estar sentado e concentrado. Cinco minutos são suficientes.

Relaxe
Esta é outra técnica de relaxamento que pode ser feita em qualquer lugar, por cinco minutos. Deite no chão num ambiente sem muito barulho. Tensione ao máximo o corpo e segure a posição. Aos poucos, comece a relaxar, de cima para baixo: primeiro solte a musculatura da cabeça, do pescoço, dos ombros e assim por diante.

Caminhe
Nada de suar, não é um exercício para queimar calorias, mas sim para relaxar. Coloque os fones de ouvido e vá fazer uma caminhada de passeio. "É quase como fazia Aristóteles: caminhe, pense, oxigene a mente", compara Carla.

Alongue-se
Qualquer alongamento é útil para relaxar, avalia a especialista. Afaste as pernas, flexione o tronco à frente, espreguice-se de um lado para outro. "O alongamento aumenta o fluxo sanguíneo e alivia o estresse", diz Carla.

Mergulhe
A água reduz a 10% o peso corporal. Se estiver morna, amplia ainda mais a sensação de relaxamento. Não é preciso nadar. Pode-se caminhar vagarosamente na água, fazer uma aula leve de hidroginástica ou ainda mergulhar em uma banheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário