terça-feira, 11 de junho de 2013

Jovem morre em acidente de trabalho

Atualizada às 14h35
Paulo Roberto Silva Santos, 27 anos, perdeu a vida na manhã dessa terça-feira ao cair de uma estrutura metálica montada para a reforma do telhado da quadra de esportes do Colégio Sesi (Bacabal-Ma).
 
Sem material de segurança o jovem teve morte instantânea e o fato foi testemunhado por diversos alunos que estavam próximos ao local.


                                             Local do acidente

 
Paulo era casado e tinha dois filhos. A direção do Sesi ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.


 
 
É por muita sorte que tragédia como essa não aconteçam mais vezes em nosso município. A mesma displicência que ocorreu no Sesi já foi alvo de denúncia aqui no blog.

Em novembro de 2012, sem adotar nenhuma das medidas que garantam a segurança no trabalho, dois pedreiros improvisaram andaimes de madeira na reforma da pintura da igreja matriz de Bacabal..

Na época o blog apurou que não havia nenhuma empresa responsável pela obra, a própria paróquia contratou os profissionais diretamente.


No local também não foi visto afixado nenhum selo ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) que é obrigatório permanecer na obra com objetivo de facilitar a fiscalização. Só por esse motivo já caberia uma notificação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão.
Outra falha grave verificada foi a ausência de placa na obra, uma exigência legal. A placa, além, de facilitar o trabalho dos Agentes de Fiscalização e informar para a comunidade sobre a presença, sempre obrigatória, de profissional habilitado naquele empreendimento, tem o poder de divulgar o nome do mesmo como responsável pelos serviços e/ou obras.

EM TEMPO: É importante alertar que o CREA não tem competência legal para fiscalizar o uso de equipamentos de segurança. Essa missão cabe a Delegacia Regional do Trabalho.

Matéria do Blog de Sérgio Mathias. http://sergiomathias.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário